Barra MENU

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vereador, pra quê?

  No ano de 2012 tivemos eleições para prefeitos e vereadores em (quase) todo o país. Durante o período, tive a oportunidade de trabalhar para o Repolítica (http://repolitica.com.br/), procurando por vereadores e prefeitos nas redes sociais e, eventualmente, me comunicando com eles. Pude observar todos os tipos de bizarrices de campanhas, erros de português inacreditáveis, candidatos de todos o tipos (alguns muito estranhos, inclusive), as promessas inviáveis (teve gente que prometeu até controlar uma possível invasão extraterrestre *??*), etc etc etc. Tudo bem que internet é terra de ninguém, mas e essa quantidade de promessas absurdas? Não poderiam ser caracterizadas como propaganda enganosa? Hoje temos 59.500 vereadores no Brasil, então, o que eles podem e não podes fazer, afinal? 

  O vereador serve, antes de tudo, para fiscalizar o trabalho do prefeito no que diz respeito ao gasto e administração de verbas públicas; elaboram leis que tenham como objetivo melhorar a vida da população; receber o povo (siiim! sabia disso?!), fazer papel de mediador entre população e prefeito. O vereador NÃO pode, em absoluto, fazer promessas que não estejam amparadas pela constituição ou seja: um vereador não pode prometer à população coisas que são trabalho dos prefeitos, como assegurar construção de novas escolas, hospitais, etc. O vereador, pode sugerir obras, mudanças, reformas que facilitem e contribuam para o bem coletivo, mas não pode autorizar e/ou negociar a construção de um canil de cachorro, por exemplo sem que haja uma votação primeiro; Tem a função de julgar a infrações político-administrativas do prefeito e vice, bem como denunciar irregularidades nas contas da prefeitura. Outra confusão bastante comum é: o vereador não é um funcionário subordinado, não recebe ordens do prefeito, ele fiscaliza.
 
  E aí vieram as eleições e umas figuras com perucas, promessas vazias e musicas infernais ganharam as eleições por conta do (maldito) gosto popular. Você faz alguma ideia do que esses caras estão fazendo AGORA? Que tal fazê-lo uma visita ou mandar um e-mail pedindo-lhe pra explicar mais sobre Lei Orçamentária e Lei Orgânica Municipal?!

 Vamos votar melhor da próxima?

Beatriz Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada! Seu comentário será publicado em breve!