Barra MENU

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Voto nulo

Hoje vamos falar sobre um assunto que causa muitas confusões e mitos.

Você provavelmente já viu e ouviu várias pessoas fazendo campanhas e mais campanhas para a galera votar nulo porque isso anularia as eleições. Verdade ou mentira? Vamos lá.

  Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral:

"Nas eleições gerais, para o preenchimento de cargos eletivos, federais, estaduais ou municipais, são nulos, igualmente, os votos cujas cédulas contenham elementos gráficos estranhos ao ato de votar. Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões."
Referência
FARHAT, Said. Dicionário parlamentar e político. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. 1CD-ROM.
   Mas e se 50% da população votar nulo??
   Mesmo se 50% da população votasse nulo, nada aconteceria porque somente os votos válidos são considerados e votos nulos NÃO são votos válidos. É como se você não tivesse votado. Mas aí você pensa: e se 99% da população votar nulo?? Nada acontece*. O 1% que votou (provavelmente a mãe do candidato) seria considerado voto válido e o camarada tomaria posse normalmente.

  Mas se a gente votar nulo eles vão saber que nós estamos insatisfeitos...
  Uma verdade absoluta que a gente tem que ter noção é: Candidato (na sua grande maioria) trata eleitor como produto e eles não dão a mínima pro seu voto nulo, eles só se preocupam em saber que você vota nele, exclusivamente, de resto, é resto. Vale lembrar que votar nulo é uma contradição. Nós passamos muitos e muitos anos lutando pelo direito ao voto. A democracia foi conquistada graças ao sacrifício de milhares de pessoas em várias passagens da história, votar nulo é desconsiderar e jogar fora este direito.

Mas nenhum dos candidatos me agrada/ Não sei em quem devo votar...
 
Vamos lá. Muitas pessoas tem mania de dizer que nenhum candidato presta, que são todos ladrões, etc etc etc... Isso é discurso formado. Você ouviu tanto isso que acaba repetindo sem nem saber direito do que está falando. Tem candidato ladrão? Tem. Tem candidato que só está interessado em ganhos pessoais? Com certeza, mas como tudo na vida, essa história tem dois lados e há sim, pessoas boas e interessadas. São poucas, admito, mas existem. Fato é: se você vai votar em "qualquer um" só por votar, só porque não sabe quem é "menos pior", etc, VOTE NULO MESMO. Por quê? Verdade seja dita, antes você votar nulo do que ir por aquele raciocínio MEDIEVAL de: "vou votar em fulano porque ele rouba, mas faz. O outro fulano só rouba mesmo". Pelo amor de Deus! Se for pra fazer isso, melhor mesmo e anular o voto e voltar pra casa com a consciência tranquila. Eu confesso que fiz isso nas ultimas eleições, não sabia em quem votar porque um me parecia pior que o outro, votei nulo, dormi em paz.
  Se você QUER votar nulo, vote nulo, mas vote com a consciência de que você está abdicando de um direito muito importante e, principalmente, vote sabendo que eleição nenhuma será anulada ou cancelada por isso.


Mas eu quero protestar!
 
Muitas pessoas acham que votar nulo é sinal de protesto. Não é. Quer protestar? Ótimo! Se organize e pressione a justiça eleitoral para cumprir com as leis da ficha limpa, investigue a fundo a vida do candidato. Achou alguma sujeira dele? Escancare! Vai lá, põe a informação nas redes sociais, manda o material pra imprensa, conta pra todos os seus amigos, faz a festa.
  Segundo o IBGE duas a cada dez pessoas NÃO SABE NEM QUEM É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA!! Isso é muito sério porque essas pessoas são eleitores! Estão votando arbitrariamente em qualquer um. Comece protestando contando pro seu vizinho quem é o presidente, quem é o governador  o que um prefeito faz ou qual a obrigação de um vereador.   Protesto sem informação é só barulho e barulho sem contexto não muda país nenhum.


*Para cargos proporcionais

Beatriz Falcão

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Abraham Lincoln



"Há 87 anos, os nossos pais deram origem neste continente a uma nova Nação, concebida na Liberdade e consagrada ao princípio de que todos os homens nascem iguais.

Encontramo-nos atualmente empenhados numa grande guerra civil, pondo à prova se essa Nação, ou qualquer outra Nação assim concebida e consagrada, poderá perdurar. Eis-nos num grande campo de batalha dessa guerra. Eis-nos reunidos para dedicar uma parte desse campo ao derradeiro repouso daqueles que, aqui, deram a sua vida para que essa Nação possa sobreviver. É perfeitamente conveniente e justo que o façamos.

Mas, numa visão mais ampla, não podemos dedicar, não podemos consagrar, não podemos santificar este local. Os valentes homens, vivos e mortos, que aqui combateram já o consagraram, muito além do que nós jamais poderíamos acrescentar ou diminuir com os nossos fracos poderes.

O mundo muito pouco atentará, e muito pouco recordará o que aqui dissermos, mas não poderá jamais esquecer o que eles aqui fizeram.

Cumpre-nos, antes, a nós os vivos, dedicarmo-nos hoje à obra inacabada até este ponto tão insignemente adiantada pelos que aqui combateram. Antes, cumpre-nos a nós os presentes, dedicarmo-nos à importante tarefa que temos pela frente – que estes mortos veneráveis nos inspirem maior devoção à causa pela qual deram a última medida transbordante de devoção – que todos nós aqui presentes solenemente admitamos que esses homens não morreram em vão, que esta Nação, com a graça de Deus, renasça na liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra."

— ABRAHAM LINCOLN
19 de Novembro de 1863
Cemitério Militar de Gettysburg
Pensilvânia, Estados Unidos

Ontem seria "aniversário" de Abraham Lincoln. Esse discurso é lindo e apesar de todas as especulações a seu respeito, acho que o mundo recebeu um grande homem.


Beatriz Falcão